Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO

TEXTO: Provérbios 4.23-27. DATA: 26.09.2017

Introdução - No Livro de Provérbios ou Sábio Reis Salomão dá ao seu filho inúmeros conselhos que têm pelo propósito de fornecer sabedoria e entendimento para que ele seja também sábio e prudente na maneira de pensar, falar, agir. Estes ensinamentos continuam vivos e eficazes ensinando-nos como devemos viver a vida cristã.

DESENVOLVIMENTO

1 - Guardando o coração acima de tudo: v. 23 - Para termos uma vida que agradeça a Deus, devemos buscar uma pureza da nossa mente. Por isso, resolva o nosso coração para não cedermos aos desejos impuros, venha o nosso coração é mais enganoso do que todas as coisas (Jr 17.9). Além disso, o mal procede do nosso coração também (Lc 6.45)

2 - Afastando a maldade dos lábios: v. 24 - Uma língua e um membro do nosso corpo mais difícil de ser controlado. O Ap.  Tiago afirma que ela é indomável (Tg 3: 5-12). Como palavras que saem da nossa boca podem gerar bênção ou maldição (Pv 18.21). Por isso, devemos refrear a nossa língua do mal (Sl 34.13).

3 - Olhos que olham com firmeza: v. 25 - Jesus ensinou que são nossos olhos para ser bem para todo o nosso corpo luz (Mt 6.22). A Bíblia ensina que devemos manter nosso olhar "firme" em Jesus, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2)

4 - Ponderando a vereda dos pés: v. 26 - Devemos sempre meditar e orar antes de agirmos. Nunca devemos agir de maneira intempestiva. Erramos quando não entregamos o nosso caminho nas mãos do Senhor confiando no seu amor e poder. No versículo 18 Salomão afirma que A Bíblia ensina que "a vereda do justo é como uma luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser perfeito".

5 - Ande pelos princípios da Palavra de Deus: v. 27 - Andar pelos caminhos do Senhor, que trarão vida em abundância, paz e prosperidade, é uma decisão pessoal, uma atitude de mudança de vida, deixando uma vida derrotada e optando pela vitória em Cristo Jesus.


Conclusão
Pureza de mente, sinceridade no falar, firmeza no olhar e cautela no agir são conselhos da Bíblia que o ajudarão a viver bem consigo mesmo, com pessoas que convivem com você e acima de tudo, com o Senhor nosso Deus.


Quais os propósitos do grupo familiar da CEPEA?

Edificar igreja, baseada em relacionamentos e na família; alcançar aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de receber o nosso Senhor Jesus Cristo como seu Salvador; discipular e amparar como membros de uma mesma família; oportunizar não somente a conversão, mas integração, crescimento e amadurecimento espiritual (escrito pelo “amigo”).