Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sábado, 1 de julho de 2017

PERIGOS DA INCREDULIDADE


Texto Base: Hebreus 3:7-15. Data: 20.06.2017

INTRODUÇÃO - O texto lido nos mostra o escritor aos hebreus lembrando o tempo da peregrinação no deserto, quando o povo endureceu o coração durante o período de 40 anos, mesmo tendo visto as obras magníficas que Deus fizera. Isto indignou o Senhor contra aquela geração, que foi exterminada no deserto permanecendo apenas Josué e Calebe de todos que haviam saído do Egito. O povo que seguiu caminhada rumo à terra prometida foi formado pelos que nasceram na trajetória do deserto (Hebreus 3:7-11).

Vamos analisar duas atitudes de um incrédulo e um conselho para os servos do Senhor:

I. PERVERSO CORAÇÃO DE INCREDULIDADE (CONTRA DEUS) – V. 12
A incredulidade afasta o homem de Deus. Veja dois exemplos: Moisés, quando foi informado que o povo seria alimentado, achou impossível haver carne para tanta gente (Números 11:21,20,22-23; Salmos 78:18-32).

A incredulidade nos leva a descrer nas potencialidades de Deus, ou seja, na sua onipotência que é um dos seus atributos. Por isso se paga um alto preço. Zacarias ficou mudo por que não creu na promessa feita por Deus (Ler: Lc 1:18-20). A incredulidade é pecado (João 16:9), porque impede Deus realizar maravilhas no meio do povo, como aconteceu em Nazaré(Mateus 13:58); os que creem serão salvos, mas os que se tornarem incrédulos serão condenados (Ler: Marcos 16:15-16).

Aplicação: A incredulidade e a dureza de coração afastam de nós qualquer perspectiva da realização de um milagre divino. Jesus mostrou que é necessário crer para ver o milagre acontecer (Mc 9:23).

II. UM CORAÇÃO ENDURECIDO PELO PECADO NOS AFASTA DE DEUS – V.13 = O pecado funciona como uma cadeia, uma prisão de segurança máxima que escraviza suas vítimas e endurece os seus corações ao ponto delas não conseguirem abrir-se para Jesus. Você tem dificuldade para falar com Cristo?

Muitas dessas vítimas do pecado, até querem se converter a Jesus e se livrar do seu pecado, mas logo chega o seu escravizador, satanás, aquele que está por trás do pecado e arrasta a sua vítima de volta à cadeia (Rom 6:16-23). Essa, pessoa, no entanto, passa a acreditar que não pode se livrar do pecado e se acomoda à situação e passa até a gostar do pecado e se afasta completamente de Deus. É um passo para sua derrota.

Aplicação: A única solução para o homem pecador está em Jesus! “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36)! Diga não ao pecado e sim para Jesus e receba o seu perdão e a sua libertação!

III. GUARDAR FIRME ATÉ O FIM A CONFIANÇA EXISTENTE DESDE O PRINCÍPIO – V. 14 = 
Quando a gente aceitou Cristo como salvador, vivíamos uma grande motivação espiritual. Muitos, no entanto, perderam esse fervor do primeiro amor com o passar o tempo: Alguns por terem sido “enganados” com falsas profecias; pelo olhar constante para as coisas materiais; ou por envolver-se com negócios perigosos deste mundo.

Mas, o conselho do Senhor é para que a gente mantenha essa confiança viva Nele, esperando o momento do agir de Deus a nosso favor. Lembre-se: Nem tudo acabou na sua vida; espere no Senhor, pois Ele sabe muito bem como reconstruir a sua história. Permanece firme e Deus te exaltará no tempo certo.

Aplicação: O agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel e jamais veremos um justo sem resposta. Mas Ele nos alerta: “... Se retroceder o justo, nele não se compraz a minha alma” (Hebreus 10:38b). Obs: Cantar o hino.

CONCLUSÃO
Jesus continua fazendo grandes milagres e tudo é possível ao que crer (Lc 1: 37). Deus pode fazer muito mais; agora depende de você! “Se creres verás a glória de Deus” (Jo 11:40). “Tenhamos cuidado para não nos apartarmos de Deus pela nossa incredulidade” (Hb 3:12).  Deus abençoe a todos vocês!

 (Pr. Gomes Silva).