Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A UM PASSO DA QUEDA

Texto: Salmos 73:1-3. DATA: 12.09.2017

INTRODUÇÃO - Você já ouviu falar do "Salmo do Quase"? Pois no Salmo 73, Asafe, um ministro de adoração levantado pelo Senhor, conta que, embora fosse um crente maduro, houve um período em que seus pés "quase se desviaram e faltou pouco para sua queda". Vamos analisar este Salmo e descobrir o que pode fazer um crente tropeçar e o que pode restaurar a sua firmeza em Deus:

1) A INVEJA E A COBIÇA PODEM ENFRAQUECER UM HOMEM DEUS - vs. 3 - Asafe confessa que ele tinha inveja ao ver a aparente prosperidade dos ímpios (pessoas que não servem a Deus). Isso é terrível, pois pode levar o cristão a viver amargamente, questionar a justiça de Deus e deixar de priorizar a vida espiritual para correr atrás das riquezas - Leia também I Tm 6:9-10.

2) A VISÃO MATERIALISTA ABRE BRECHAS PARA UM ESPÍRITO DE ENGANO - vs. 4-9 e 12 - Ao deixar seu coração olhar apenas para o exterior na vida de algumas pessoas sem Deus, Asafe passou a enxergar distorcidamente, como se dinheiro ou saúde fosse suficiente para trazer felicidade. Só depois de algum tempo ele caiu em si e se deu conta de que na verdade, as riquezas sem Deus são um laço que prende as pessoas e as leva para o inferno - leia também os vs. 18-20.

3) O IMEDIATISMO PODE NOS LEVAR A ABRIR MÃO DE UMA VIDA DE SANTIDADE - vs. 13-14 - Mergulhado em sua crise, Asafe chegou à conclusão que não valia à pena ser um homem santo e honesto. Isso acontece com muitos cristãos também hoje. Ao ver que pessoas ganham dinheiro mentindo, sonegando impostos, roubando os dízimos do Senhor e, querendo prosperar rapidamente, abrem mão da fidelidade a Deus e passam a agir como os descrentes.

4) SER QUESTIONADOR E QUERER ENTENDER TUDO SÓ TRARÁ CONFUSÃO A NOSSA ALMA - vs. 16 - Asafe ficou perturbado porque ele queria uma explicação para tudo o que acontecia ao seu redor. Essa é uma atitude de arrogância, quando achamos que Deus tem que nos dar satisfação de tudo o que Ele faz e nos esquecemos de que Ele é Soberano - Leia também Dt 29:29.

5) SÓ SOMOS LIVRES DESSE TIPO DE CRISE QUANDO ENTRAMOS NA PRESENÇA DO SENHOR E VOLTAMOS A CONFIAR NELE - vs. 17-18, 28 - Asafe só voltou a enxergar as coisas de maneira correta quando entrou no santuário de Deus, ou seja, quando buscou o Senhor. Aí ele viu que o aparente sucesso dos que não servem a Deus é temporário e enganoso; e voltou a viver pela fé, colocando no Senhor a sua confiança e pregando a Palavra.

CONCLUSÃO - Ninguém é realmente feliz sem uma experiência com Cristo. Para ter essa experiência, precisamos invocá-lo e fazer uma aliança com Ele. Talvez você faça parte de uma igreja há muito tempo, mas nunca tenha tomado a decisão de aceitar Jesus Cristo como seu verdadeiro salvador. E mesmo na igreja, você pode está caminhando para o inferno.

Fonte: pt.scribd.com