Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sábado, 1 de julho de 2017

LIÇÕES DA RESSURREIÇÃO DE DORCAS

Texto Base: ATOS: 9:36-42. Data: 13.06.2017

I. INTRODUÇÃO

QUEM ERA DORCAS ou Tabita? Ela era uma senhora de idade avançada, moradora da cidade de Jope, que ficava na Palestina, hoje, próxima a Tel-Aviv. Seu nome significa “gazela”. A Bíblia é clara quando diz (v. 36), que aquela senhora era crente e discípula de Jesus Cristo. Aliás, ela é a única mulher citada na Bíblia como sendo discípula de Jesus. Era notável na cidade, mas seu nome estava ligado às boas obras que fazia e pelas esmolas que dava aos necessitados. Contudo, ela veio a falecer e deixou parte do povo triste, principalmente as viúvas.

II. UM HOMEM DE DEUS É LEMBRADO EM MEIO À TRISTEZA – vs. 38-39
Quando Dorcas morreu, lembraram que Pedro se encontrava em Lida, a 15km de Jope. Dois homens foram chamá-lo pedindo que o mesmo fosse às pressas (v. 38). Pedro atendeu o chamado, foi e encontrou um ambiente de tristeza, onde as viúvas choravam ao lado da morta, com suas mãos ocupadas pelas túnicas e vestidos feitos por Dorcas, de quem haviam recebido como ação social (v. 39).

III. DEUS USA PEDRO PARA DÁ VIDA A DORCAS – V. 40
Ao chegar ao local, Pedro, cheio do Espírito Santo e de autoridade lhe conferida pelo Senhor, expulsou todos que se encontravam naquele cenáculo e pôs-se de joelho e começou a orar. Em seguida, ele voltou-se para aquele corpo estendido e dá uma ordem: “Tabita, levanta-te”. Aquela mulher abriu os olhos e logo se sentou ao passo que Pedro pegou-lhe pela mão e a levantou. O segredo está na oração. Glória a Deus!

E qual foi a surpresa? Pedro chamou os crentes, com especial atenção às viúvas, amigas de Dorcas. Elas foram até o cenáculo e a encontraram com vida!

Deus não desampara seus servos. Tanto Pedro quanto Dorcas foram agraciados pelo Senhor, pois usou seu servo Pedro para ressuscitar aquela serva do Altíssimo.

Da mesma forma, Deus quer fazer na sua vida nesta noite. Se você está “morto” (ou “morta”) espiritualmente, sem esperança, sem força caminhar e buscar o Senhor; se não consegue mais lutar pelos seus objetivos ou se já se entregou ao “destino”, saiba que Deus vai te ressuscitar e lhe dá uma vida diferente, onde seu semblante vai mudar, sua vida terá sentido, suas forças serão restabelecidas e seu coração aberto para o fluir do Espírito Santo. O Senhor também vai te usar como canal de bênçãos na vida de outras pessoas. Basta buscar o Senhor, confiar em Jesus Cristo e perseverar em oração e na leitura da Palavra. Deus não desampara seus servos.

IV. A AÇÃO DE DEUS, ATRAVÉS DE PEDRO, LEVOU MUITOS A CREREM NO SENHOR – v. 42b
Deus transformou a dor, a tristeza e o desespero daquele povo em alegria e mudança de vida. Diante daquele fato, muitos creram no Senhor. Isso prova que, onde o nome do Senhor é pregado e reverenciado o milagre acontece e as vidas são transformadas nos aspectos: Espiritual, moral, físico, sentimental e emocional, como aconteceu naqueles que ali se encontravam o que pode ocorrer também, hoje, na sua vida.

CONCLUSÃO
Quando olhamos para a vida de Dorcas, concluímos: O quanto pode ser realizado quando NINGUÉM se importa sobre quem receberá o crédito.

As obras não nos salvam (Ef. 2:8-9), mas demonstramos com nossas obras que recebemos a salvação em Cristo (Ef. 2:10). Então, como cristãos, vamos praticar o que manda a Palavra de Deus.

                                                   (Do conservo do Senhor: Gomes Silva).