Rua: Sátyro Coelho, S/nº - CEHAP 1 / Alagoa Grande - Paraíba - Tel. (83) 9|9819 - 1909; 9|9149 - 3893 e 9|8215 - 1919 (whatsapp)

sábado, 1 de julho de 2017

A VIDA DE LÍDIA: UM EXEMPLO PARA HOJE


INTRODUÇÃO
Ao iniciar a segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo – em companhia de Silas -, chegou a Trôade, onde teve uma visão de Deus, orientando-o a passar a Macedônia. Ele foi para a Samotrácia, Neápolis chegando a Filipos (vs. 9-12). Em um sábado, os dois foram até uma casa de oração, localizada ao lado de um rio. No local se encontravam várias mulheres em oração. Ali aconteceu o registro da linda história da empresária Lídia, da cidade de Tiatira, que estava acompanhada de familiares (v. 15).

I. QUEM ERA LÍDIA? (v. 14a)
O relato bíblico diz que Lídia era natural da cidade de Tiatira, na região da Ásia Menor (onde hoje é a Turquia). Era uma mulher de condição financeira elevada em função da sua profissão: Vendedora de tecidos de púrpura, uma cor muito cara devido ao seu complicado processo de tingimento. Ela era temente a Deus, mas ainda não havia nascido verdadeiramente, um caso idêntico ao do centurião Cornélio (de Atos 10:30-33).

Aplicação: A exemplo de Lídia, muitas pessoas estão na igreja e até participando de atividades, mas são conscientes de que nunca nasceram de novo. Ou seja, nunca receberam Jesus Cristo como seu salvador. E você ainda continua nessa condição ou já entregou sua vida a Cristo? Você tem certeza do que está dizendo?

II. UM GRUPO FAMILIAR ENTRA NA HISTÓRIA DE LÍDIA? ( v. 13)
De acordo com estudiosos, Lídia era de Tiatira, mas tinha residência em Filipos. Porém, apesar de sua condição financeira elevada, ela largava seus afazeres para ir ao grupo familiar de oração, leitura e explicação da Palavra de Deus. Naquele dia específico, algo diferente aconteceu. Os visitantes Paulo e Silas faziam a exposição da vida e da missão de Jesus Cristo na terra para resgatar os perdidos. E Lídia, atentamente, ouvia falar do que Jesus sofreu para salvar os pecadores arrependidos, concedendo-lhe oportunidade para restaurar comunhão com Deus.

Aplicação: Para receber a bênção do Senhor, Lídia estava em oração. Ela se encontrava no lugar certo, no momento certo. Talvez alguém, entre nós, não esteja escutando a voz de Deus por não assistir aos cultos, estudos bíblicos e de reuniões de oração da CEPEA ou de outras igrejas das quais faça parte. O QUE FAZER?

III. ATRAVÉS DOS DISCÍPULOS, DEUS MUDA A HISTÓRIA DE LÍDIA (v. 14-15)
Como Deus faz tudo de forma organizada, nada ali aconteceu por acaso. Tudo foi providência do Senhor. Paulo e Silas param naquela cidade e vão a uma reunião, onde se encontrava alguém que temia a Deus, mas que ainda não havia compreendido a mensagem de salvação. E, enquanto eles falavam de Jesus, Deus entrou na vida daquela mulher e lhe deu compreensão do que ouvia. E quais os resultados?

1. Lídia tomou a maior decisão na sua vida
Naquele instante, ela entregou sua vida a Jesus, a decisão mais importante de sua vida. O texto não relata como isto aconteceu. Diz apenas que ela fez uma declaração que comoveu o coração dos discípulos: “Se julgais que sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai”. E eles a seguiram até a sua residência, que era suficiente para hospedá-los por muito tempo (v. 40).

2. Lídia decide pelo batismo
Para Lídia, que era temente a Deus, a exposição da vida, morte e ressurreição de Cristo serviu como seu discipulado. Então, consciente da decisão que tomara, Lídia resolveu dá testemunho público de sua salvação em Cristo, aceitando o batismo nas águas – o que o texto bíblico não dá mais detalhes. Se alguém aqui já entregou sua vida a Cristo e não se batizou, precisa fazê-lo!

CONCLUSÃO
Como vimos nesta noite, Lídia era uma empresária temente a Deus, mas não convertida a Cristo. Num grupo familiar, ela ouviu falar de Cristo e se converteu.  Isto prova que Lídia precisava afastar-se de seus negócios para orar. Hoje, também, é necessário parar e ouvir Deus. Talvez sua vida esteja sendo ocupada por algo que não edifica e ainda toma seu tempo. Como Lídia, você e eu precisamos investir tempo para ouvir o que Deus tem para nos falar através da sua palavra. Deus te abençoe!

Autor: Pr. Gomes Silva
Ilustração: google imagens